Sitramico | SITRAMICO-RJ e FUP unem forças contra a venda da BR Distribuidora
SITRAMICO - RJ
Sindicato dos Trabalhadores no Comercio de Minérios
e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro.
Centro (21)3231-2700   Duque de Caxias (21)2671-1423    E-mail: faleconosco@sitramico-rj.org.br
quinta-feira, 11/07/2019 - 11:00

SITRAMICO-RJ e FUP unem forças contra a venda da BR Distribuidora

O SITRAMICO-RJ, o SINDIPETRO-NF e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) ajuizaram nesta quarta, 10, uma ação popular contra a venda da Petrobrás Distribuidora. Essa venda é ilegal, de acordo com a Lei 9.478/97.

O processo em questão denuncia que privatização da BR acaba com a atuação da Petrobrás no mercado, já que nenhuma empresa de petróleo abre mão das empresas responsáveis pela Distribuição. De que adianta produzir sem ter quem faça a venda? Hoje, a Petrobrás é uma das 20 maiores empresas do país e grande parte deste sucesso foi possível pela atuação da BR Distribuidora.

Nessa venda, todo mundo perde. Retomando o que é descrito na lei 9.478/97, se a BR for vendida, a Petrobrás não assegura mais o abastecimento de áreas carentes e remotas no país. É importante destacar que antes de qualquer coisa, as empresas do Sistema Petrobrás tem responsabilidade social de garantir energia para todo o território nacional.

A argumentação prossegue:

“…existe uma única comparação, o Iraque. A destruição da Petrobrás, mediante a amputação da lucrativa BR Distribuidora, só encontra paralelo em um país derrotado belicamente, ocupado militarmente, e com as atividades econômicas entregues ao capital internacional.”

Em resumo, destruindo as empresas responsáveis pela distribuição da produção da Petrobrás, o valor da companhia diminui pouco a pouco, até o ponto em que será possível vendê-la a preço de banana.

Em defesa do Brasil e dos trabalhadores, entramos com a ação na 16a Vara Federal do Rio de Janeiro. Em breve teremos novidades. Acompanhem os nossos informativos.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *