Sitramico | Benefícios por incapacidade durante a pandemia do coronavírus
SITRAMICO - RJ
Sindicato dos Trabalhadores no Comercio de Minérios
e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro.
Centro 21-3231-2700  Caxias 21-2671-1423  WhatsApp 21-97564-6104 / 99457-9131  Email:faleconosco@sitramico-rj.org.br
sexta-feira, 27/03/2020 - 8:30

Benefícios por incapacidade durante a pandemia do coronavírus

Por Escritório Barros e Oliveira | Os benefícios por incapacidade que são pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quais sejam, auxilio doença, aposentadoria por invalidez e o benefício de prestação continuada para pessoa com deficiência, serão liberados por meios digitais, sem a necessidade de perícia médica presencial, neste momento de enfrentamento ao coronavírus.

O INSS em conjunto com a Perícia Médica Federal, dispensará o segurado da necessidade de comparecer em uma agência para a perícia médica presencial. Dessa forma, os segurados que fizerem requerimentos de auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência devem enviar os documentos médicos pelo Meu INSS, aplicativo ou internet.

Basta acessar o Meu INSS através do site gov.br/meuinss, baixa o aplicativo no celular ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7:00 às 22:00 horas.

O documento médico será recebido pela perícia médica que fará as devidas verificações. A medida acelerará o processo de análise do benefício e evitará a aglomeração de milhares de pessoas nas agências do INSS.

Importante informar que, para quem já fez o requerimento de concessão dos benefícios mencionados, basta enviar os documentos médicos pelo Meu INSS, aplicativo ou internet.

Com a medida, as agências do INSS estarão fechadas e haverá um servidor de plantão, por telefone ou e-mail, para esclarecer eventuais dúvidas sobre o Meu INSS.

Vale destacar que todas as medidas também se estendem ao trabalhador que tenha o diagnostico de covid-19, ou seja, em caso de requerimento do auxílio-doença, todo o processo deve ser virtual.

Outra medida que visa à segurança de todos é suspender a necessidade de cadastro no CadÚnico (cadastro único) para receber o benefício de prestação continuada. Com todas essas medidas, o INSS, além de garantir a saúde de todos (segurados, trabalhadores e servidores), que não precisarão mais ir às agências, pretende agilizar a análise dos requerimentos.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *