Sitramico | BR | Carta do SITRAMICO-RJ sobre jornadas na Petrobrás Distribuidora
SITRAMICO - RJ
Sindicato dos Trabalhadores no Comercio de Minérios
e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro.
Centro (21)3231-2700   Duque de Caxias (21)2671-1423    E-mail: faleconosco@sitramico-rj.org.br
sexta-feira, 12/04/2019 - 15:21

BR | Carta do SITRAMICO-RJ sobre jornadas na Petrobrás Distribuidora

Caros (as) companheiros (as),

Nos últimos dois anos, nós da Diretoria do SITRAMICO-RJ temos lutado arduamente contra as práticas predatórias da BR envolvendo trabalhadores (as) de diversas áreas da empresa. Sempre com o objetivo de combater práticas discriminatórias e preservar a integridade remuneratória e a saúde dos trabalhadores, temos buscado soluções para uma série de problemas denunciados pelas bases e, em muitas vezes, estimulados pela própria BR. Mesmo com a estratégia da empresa de vencer os (as) trabalhadores (as) pelo cansaço nos mantivemos combativos e conseguimos alguns avanços nos últimos meses:

Jornada salão de beleza para os novos: Após quase dois anos de resistência e denúncias das condições de trabalho aos fins de semana e da jornada diferenciada imposta pela empresa, os trabalhadores da Fábrica de Lubrificantes da BR, outrora a conhecida GEI, conquistaram acordo para amenizar a discriminação.

Em pauta desde 2017 a discriminatória jornada “salão de beleza” jogou sobre os ombros dos jovens operadores quase que exclusivamente a produção obtida aos sábados.

Mesmo com a postura discriminatória e até certo ponto, irredutível da Petrobrás Distribuidora, a atuação conjunta do Sindicato e da base, garantiram que  a partir de 1º de maio esses trabalhadores terão, quinzenalmente, um fim de semana completo junto aos seus familiares. Sabemos que ainda não é o cenário ideal, mas continuamos na luta contra a segregação de trabalhadores.

HE (GEI): Informamos aos trabalhadores diretamente impactados pela adoção da jornada terça a sábado e que tiveram, portanto, suprimidas suas horas extras habituais que o SITRAMICO-RJ se encontra à disposição de todos que queiram exigir na justiça a indenização devida. Orientamos o contato nos dias do nosso Plantão Jurídico para atendimento presencial, na Rua México 11 grupo 501 – Centro Rio de Janeiro, ou telefônico pelo : (21) 3231-2700 nos seguintes dias e horários:

  • Terças das 9h00 às 12h00;
  • Quartas de 13h00 às 17h00;
  • Quintas-feiras das 13h00 às 17h00.

Redução de Jornada com redução de remuneração para os trabalhadores regidos pelo horário flexível: Tendo em vista que a comissão paritária para avaliação das jornadas de todas unidades da BR teve seus objetivos alcançados,  consideramos oportuno que a jornada reduzida com redução salarial, aprovada pelos trabalhadores, possa ter início também em 1º de maio.

A atual gestão da companhia aposta no dividir para conquistar. Fragmenta, discrimina e isola os trabalhadores para impedir a criação da ideia de unidade. Entretanto, precisamos nos manter conscientes e unidos.

Atenciosamente,

Diretoria do SITRAMICO-RJ

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *