Sitramico | Petros | Petróleo apresenta presente de grego como solução para o déficit
SITRAMICO - RJ
Sindicato dos Trabalhadores no Comercio de Minérios
e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro.
Centro (21)3231-2700   Duque de Caxias (21)2671-1423    E-mail: faleconosco@sitramico-rj.org.br
segunda-feira, 14/01/2019 - 8:07

Petros | Petróleo apresenta presente de grego como solução para o déficit

No apagar das luzes do Governo Temer, o Conselho Deliberativo da Petros aprovou os termos do PP-3. Apesar do parecer favorável, a implementação do novo plano depende, ainda, do aceite do SEST – Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais e PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar.

Nossa posição: O SITRAMICO-RJ se opõe à proposta, já que o resultado apresentado pelo novo plano atropela o que foi pontuado pelas entidades sindicais no Grupo de Trabalho sobre a questão. Veja abaixo os principais problemas identificados:

  • Para fugir da responsabilidade, no novo plano a Petrobrás quer inclui os pré-70 no bolo do déficit. Ou seja, nós, trabalhadores e aposentados, vamos pagar por isso. No total, a Petrobrás passa a conta de R$ 4 bi para a responsabilidade dos pós-70.
  • Nessa, o aposentado passaria a pagar mais que o ativo. Tal fato, fere o conceito de Isonomia e penaliza aqueles que ajudaram a construir a empresa nos moldes de hoje.
  • Apesar de apresentar como proposta o não pagamento do PED, o novo plano aumenta a contribuição e exime a patrocinadora da responsabilidade de pagamento, inclusive gerando novos déficits. Ou seja, a longo prazo, quem perde são os trabalhadores e aposentados que no período de maior vulnerabilidade, terão que arcar com a omissão da companhia.
  • Não tem sido considerado o Artigo 48 – IX do regulamento, nem a Resolução 32-B da Diretoria da Petros, ratificada pelo Conselho Deliberativo, que dizem que as ações judiciais ganhas pelos participantes seriam encargos da Petrobrás. A Petros precisa cobrar das patrocinadoras.

Estes são alguns dos diversos pontos que justificam a rejeição ao novo plano. Nos próximos dias, enviaremos novos informativos com mais detalhes dos problemas da proposta. Fiquem atentos!

Compartilhe!

2 respostas para “Petros | Petróleo apresenta presente de grego como solução para o déficit”

  1. luiz claudio bandeira izahias disse:

    Se vão suspender o ped a proposta é excelente, independente do resto,jamais ganharemos na in(justiça).

    • Comunicação disse:

      Bom dia, Luiz!
      A situação é preocupante pela isenção de responsabilidade futura da patrocinadora, algo que coloca os aposentados em posição de maior vulnerabilidade no fim da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *