Sitramico | SINDICOM | ICONIC: FUSÃO JÁ NASCE PRECARIZANDO
SITRAMICO - RJ
Sindicato dos Trabalhadores no Comercio de Minérios
e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro.
Centro (21)3231-2700   Duque de Caxias (21)2671-1423    E-mail: faleconosco@sitramico-rj.org.br
quinta-feira, 03/01/2019 - 14:25

SINDICOM | ICONIC: FUSÃO JÁ NASCE PRECARIZANDO

Informativo: 01/2019

VOCÊ SABE O QUE É  ICONIC?

Seguindo a lógica de maximizar seus lucros, manter e ampliar seu domínio sobre os mercados nos quais se fazem presentes, as corporações, constantemente, buscam formas cada vez mais agressivas de atuação concorrencial que por vezes passa simplesmente pela aniquilação de empresas oponentes através da aquisição (compra) ou ainda pela fusão desses concorrentes em uma única empresa que sob o prisma patronal mais facilmente lhe trarão o aumento do lucro tão desejado.

Assim nasce a Iconic, resultado da fusão da Chevron e Ipiranga, com o objetivo claro de aumentar o lucro de seus acionistas sem necessariamente aumentar sua participação no mercado onde atua – desejado, mas não essencial. Assim, com esse objetivo em mente e aproveitando a temporada de caça aos direitos dos trabalhadores aberta no governo Temer e que o governo Bolsonaro ameaça levar à completa informalidade, a ICONIC golpeia impiedosamente uma conquista histórica dos trabalhadores brasileiros: o seu adicional de periculosidade. 30% dos salários dos trabalhadores migrarão de imediato para o bolso do patrão.

O sinal de alerta soou fortemente em toda a categoria SITRAMICO, pois como fogo em capim seco, se não formos capazes de derrotar essa iniciativa ainda na ICONIC o massacre se estenderá a todos os demais trabalhadores que se encontram nas mesmas condições desses companheiros.

O SITRAMICO-RJ realizou assembleias com trabalhadores (as) da fábrica de lubrificantes da  Chevron, agora Iconic, a fim de deliberarem sobre a proposta da empresa de retirada de 30% pago a título de periculosidade. Rejeitada por maioria absoluta, a proposta de acordo da empresa é, no mínimo indecorosa e, desvantajosa ao trabalhador (a), conforme alertou o Sindicato.

Segundo a empresa, não haveria qualquer tipo de pressão a quaisquer trabalhadores (as) para aderirem ao “Programa de Harmonização”, mas o que vimos nas assembleias foi que muitos dos trabalhadores que haviam assinado o acordo, por medo de serem expostos e demitidos, foram às assembleias e votaram contra a proposta, por entenderem que ela é injusta e prejudicial.

A decisão da plenária presente em assembleia é soberana e a empresa retrocedeu, cancelando o programa de adesão ao termo de quitação.

REMUNERAÇÃO DISCRIMINATÓRIA

O SITRAMICO-RJ entende que deve haver incorporação do percentual ao salário. Estamos trabalhando para manter a remuneração dessas pessoas.
Alertamos ainda que em algumas empresas, incluindo a BR, os funcionários (as) recém admitidos/transferidos (as) para trabalhar no operacional não estão recebendo o adicional de periculosidade devido, mais uma vez promovendo diferenças entre os trabalhadores e precarizacões.

Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos. Não fique só, fique sócio! 

A Diretoria

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *